“The Rental” – Crítica

“The Rental” – Crítica

22 Novembro, 2020 0 Por maisterror

Autora: Daniela Manaças

«The Rental» é o primeiro filme realizado por Dave Franco, mais conhecido pelo seu trabalho como ator em filmes de comédia como “21 Jump Street” ou “Neighbors”.

Este ano, decidiu estrear-se como realizador e escreveu, produziu e realizou o filme «The Rental» que conta com a participação da sua mulher Alison Brie, Sheila Vand, Dan Stevens e Jeremy Allen White como personagens principais.

«Dois casais alugam um refúgio perfeito à beira-mar, mas o que deveria ser um fim de semana de descanso assume contornos sinistros… »

A MaisTerror esteve presente na exibição do filme «The Rental» na sessão de encerramento do MOTELX, e não conseguimos deixar de reparar que «The Rental» em conjunto com outros filmes desta edição possuem um problema em comum: o 3º ato.

Dave Franco faz um bom trabalho em estabelecer o “mood” sombrio do filme, que apesar de se categorizar dentro do género do terror, na nossa opinião inclina-se mais para um thriller. Os pontos altos do filme são definitivamente a interpretação dos atores, a fotografia, e a própria realização de Dave Franco, que para uma primeira vez atrás da câmara surpreendeu-nos pela positiva.
A forma como a casa é filmada, a escolha de planos e a mudança entre os mesmos transformam uma típica casa de luxo à beira da praia numa casa fria, estranha e misteriosa.
Portanto, a nível estético, tudo funciona. É também possível observar as influências de Dave Franco no argumento, especialmente nos momentos mais cómicos do filme.

O que falha maioritariamente no «The Rental» é a intenção. Dave Franco admitiu que a sua inspiração provém do seu receio com casas alugadas estilo Airbnb e a possibilidade de existirem câmaras escondidas nos mesmos. Não é a primeira vez que este tópico é abordado em filmes, no entanto, é um tópico que tem bastante potencial, especialmente nos dias de hoje.
Por esse motivo, «The Rental» podia ter sido muito melhor. É um filme que falha principalmente no seu conceito. Aquilo que começa como um drama entre casais, faz com que o público fique investido num plot que nos últimos minutos se transforma num slasher movie sem qualquer nexo.

É um filme que levanta questões importantes, mas que falha a resolvê-las. Talvez fosse essa a intenção visto que Dave Franco exprimiu a sua vontade em realizar a sequela para o “The Rental”.

Em suma, «The Rental» acaba por ser um filme bom no contexto onde se insere, o que o torna memorável e assustador é o facto de abordar um terror real e palpável, não só sobre as nossas relações com os outros, mas também a violação da nossa privacidade que é algo que acontece todos os dias, seja num hotel, rua, loja, casa de banho ou provadores de roupa.
É sem dúvida um filme que te vai fazer pensar duas vezes antes de alugares o teu próximo Airbnb 😉