Livros com sustos: “Mortina, Uma História de Morrer a Rir”

Livros com sustos: “Mortina, Uma História de Morrer a Rir”

27 Outubro, 2018 0 Por maisterror

Nesta rubrica de Livros com sustos, a MaisTerror traz uma recomendação de leitura para o Halloween, que está ai a chegar: “Mortina: Uma história de Morrer a Rir”.

Sinopse

A Mortina é uma menina, mas não é uma menina como as outras: é uma menina morta-viva.

Vive no Casarão Decadente, com a tia Falecida, e o seu único amigo é um galgo albino, chamado Tristonho, que anda sempre com ela.  A Mortina gostava de ter amigos da sua idade para brincar, mas está proibida de se mostrar às pessoas, não fossem elas apanhar um susto de morte.  Mas um dia surge a sua grande oportunidade: a festa do Halloween!

A Mortina nem sequer precisa de arranjar uma fantasia…  Mas o que acontecerá quando as outras crianças descobrirem que ela não está mascarada?

 

Crítica por José Pedro Lopes

Nem sempre é fácil encontrar uma leitura no tema do “Halloween”, ou do terror no geral, que seja adequada para os mais pequenos. Por vezes são demasiadas assustadoras, e muitos vezes não tem grande valor literário ou artístico.

Uma bela exceção é “Mortina, Uma História de Morrer a Rir” (no original “Ghoulia”) de Barbara Cantini, um pequeno livro de 64 páginas dividido entre belíssimas ilustrações e uma narrativa simples, assustadora, mas ternurenta. Entre o tema da integração social e a magia dos disfarces de “Halloween”, a história percorre uma das ideias mais revisitadas no universo onírico do Halloween: na Noite das Bruxas, os verdadeiros monstros podem andar entre nós, sem disfarce.

Uma das mais-valias do livro é precisamente o trabalho ilustração da autora italiana Barbara Cantini, que balança bem o espírito “halloweenesco” com uma linguagem para público a partir dos seis anos.

“Mortina, Uma História de Morrer a Rir” de Barbara Cantini foi publicado em Portugal pela Bertrand Editora no Halloween de 2018.